O principal objetivo do Coritiba para a partida da próxima quarta-feira, contra o Bahia, em jogo válido pela abertura da segunda fase da Copa do Brasil, é eliminar o jogo da volta. Graças ao regulamento da competição, que permite que o time visitante tenha o direito de não precisar jogar a segunda partida, desde que vença a primeira por dois gols ou mais de diferença, o alviverde tenta evitar um segundo confronto para poder focar suas atenções na fase decisiva do Campeonato Paranaense.
O problema é que, das 14 edições em que participou da Copa do Brasil, o Coxa só conseguiu vencer por dois gols de diferença no jogo de ida em três oportunidades. A primeira aconteceu em 1999, quando bateu o Fortaleza por 3 a 1 no Castelão, a segunda, em 2000, quando goleou o Poções-BA por 5 a 1 e a terceira, em 2005, derrotando o CFZ por 2 a 0 no Rio de Janeiro.
O Coritiba chegou a vencer alguns jogos de ida por placares superiores (em 91 duas vezes, contra Paysandu e Botafogo), mas a regra da eliminação do 2º jogo ainda não existia (começou em 1995) e nestes casos o time jogou a partida de ida no Couto Pereira.
Adversário bem conhecido
A missão desta quarta-feira terá um tempero ainda mais especial. Além de tentar a vitória, na história das participações alviverdes na Copa do Brasil, o Bahia já esteve em seu caminho por três vezes. Por dois anos seguidos os paranaenses se deram bem. Encarando os baianos ainda na primeira fase, o Coxa se classificou um empate e uma vitória em 1996 (0 a 0 e 3 a 1) e outros em 1997 (2 a 2 e 1 a 0).
Já em 1999, a história foi diferente. Neste ano, após eliminar o Fortaleza na estreia, o Coxa teve dificuldades para passar pelo Avaí, conseguindo a classificação após dois empates muito disputados (2 a 2, em Florianópolis, e 0 a 0, em Curitiba). Na terceira fase, encarou o Bahia fora de casa e perdeu por 3 a 0. No Couto Pereira, não teve forças para tirar a expressiva vantagem adversária e acabou empatando por 1 a 1, dando adeus à disputa.
Depois do empate deste domingo contra o J Malucelli, a equipe coxa-branca se reapresentou nesta segunda-feira para trabalhos regenerativos no CT da Graciosa. Nesta terça, o técnico Ivo Wortmann comanda dois treinos (entre eles um coletivo) para definir o time que começa a partida de quarta.
- A Copa do Brasil é o melhor caminho para a gente chegar à Libertadores. Temos a condição de eliminar o segundo jogo - disse o atacante Marcos Aurélio, ao site oficial do clube.
O Coritiba nunca disputou uma final de Copa do Brasil, mas esteve nas semifinais por duas vezes: em 1991 e em 2001, ambas contra o Grêmio.
Copa do Brasil
18:48
No comments
0 comentários:
Postar um comentário