SIMBOLO


O emblema do Coritiba é constituído por: um globo verde, simbolizando o globo terrestre; em torno do círculo, no interior de duas linhas paralelas periféricas brancas, está grafado o nome CORITIBA FOOT BALL CLUB, por extenso, com a grafia PARANÁ no espaço inferior; com destaque, no centro do globo, as iniciais CFC em branco; nas partes superior e inferior das iniciais, um desenho raiado, representando doze pinhões que remetem ao dia da fundação do clube (12 de outubro de 1909), de acordo com o art. 9º do estatuto do Coritiba.
Suas cores, verde e branca, remetem à bandeira do Estado do Paraná a estrela dourada, acima do escudo, é o símbolo da maior conquista do clube, o Campeonato Brasileiro de 1985.
Tradição
O sentimento pelo Coritiba é algo difícil de explicar pelo mais apaixonado dos coxas-brancas. É difícil lembrar de onde surgiu o primeiro contato. Muitas vezes, quando nos damos conta de ser gente, já estamos carregando em nosso peito um escudo forte, com uma história repleta de lutas e conquistas.
De fato, uma das principais ligações de amor do torcedor pelo Coritiba está retratado através do seu escudo. É quando ele está imponente em nosso peito que temos orgulho e nos sentimos verdadeiros coxas-brancas.
O escudo do Coritiba é tão valioso como uma parte do nosso corpo. Para o coxa-branca, esse globo simbólico precisa ser bem cuidado, com dedicação e carinho por quem o estiver ostentando.
O escudo do Coritiba é mais que uma marca, dentro do globo verde e branco mais amado do Brasil, existe a dedicação e luta de milhares de pessoas, que contribuíram para o crescimento do Coritiba.

2 comentários:

  1. Muito bonita a história do nosso time,adorei ter conhecido um pouco mais sobre o Coritiba. Sou Coxa Branca desde que me entendo por gente, e sempre será assim. Muito bom, parabéns time por mais uma conquista vitoriosa de ontem(24/04/11) contra o nosso maior rival, o Atlético.Muitos atléticanos vieram hoje me informar que eles são atléticanos, mais estão nos dando os parabéns porque foi merecida a nossa vitória, disseram também que estamos melhor que o time deles. Parabéns , continuem assim, equipe unida, e maravilhosa. Impossível de superar! Amo o Coritiba! Abraços.. Heloísa Gouveia

    ResponderExcluir